CONGREGAÇÃO ALIANÇA

Quem Somos

A Congregação Presbiteriana Aliança é comunidade vinculada à Igreja Presbiteriana de Cuiabá desde janeiro de 2020. Sediada na Rua Sapezal, s/n, bairro Dr Fábio 1, adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamento e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve (1643-1649).


Rege-se pela Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil sendo administrada civilmente pelo Conselho da Igreja Presbiteriana de Cuiabá composto pelo pastor titular (presidente do Conselho), pastores auxiliares e dos presbíteros regentes e, é representada ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente pelo pastor titular.


A Congregação Presbiteriana Aliança tem por fim prestar culto a Deus em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda, ensinar os fiéis a guardarem a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, na sua pureza e integridade, bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Como uma comunidade que descende da Reforma Protestante, a Congregação crê que a verdadeira Igreja caracteriza-se pela pregação fiel da Palavra de Deus, pela correta, reverente e sistemática administração dos sacramentos (batismo e Santa Ceia) e pela aplicação responsável da disciplina cristã. Por isso, constantemente preocupa-se com o bom testemunho e o crescimento espiritual de cada membro, evitando, sempre que possível, os escândalos para o bom nome do Evangelho. Por outro lado, estimula a comunhão entre os irmãos e o exercício dos dons espirituais a fim de que cada membro seja útil no serviço a Deus e ao próximo.


A Congregação é uma comunidade de crentes professos juntamente com os seus filhos e outros menores sob sua guarda, chamados para ADORAR A DEUS em espírito e em verdade, PROCLAMAR O EVANGELHO com fidelidade, DISCIPULAR OS NOVOS CONVERTIDOS com esmero, ASSISTIR A TODOS integralmente, GERAR UMA NOVA ESTRUTURA leve e funcional, e AMAR SEMPRE.


Entende-se que o culto a Deus deve ser prestado de modo individual, familiar e comunitário. Os cultos comunitários seguem uma temática bíblica e são prestados utilizando-se os elementos das Escrituras (leitura e pregação da Bíblia, orações, hinos e cânticos espirituais, ofertório, testemunhos e celebração dos sacramentos). Por conseguinte, entende-se que o objetivo primeiro dos cultos está na coerência e equilíbrio entre a adoração ao Rei Eterno, Imortal, Invisível, Real e Deus Único, e a edificação dos crentes para uma prática transformadora na sociedade.


Oficiais Responsáveis

  • Rev. Giovani Pereira de Souza

Mesa Administrativa

  • Rev. Giovani Pereira de Souza
  • Antônio Carlos de Albuquerque
  • Jader Júnior Tenório Lima
  • Waldemar Augusto dos Santos

Diáconos

  • Antônio Carlos de Albuquerque
  • Diderot Gomes Arruda
  • João Batista Antunes
  • Lucas Gabriel Pereira de Albuquerque

Como Funcionamos

A Congregação Presbiteriana Aliança é uma entidade de natureza e organização religiosa, constituída de crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo, com existência em conformidade com a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.


A Congregação Presbiteriana Aliança é uma entidade de natureza e organização religiosa, constituída de crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo, com existência em conformidade com a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.


A Congregação tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e em verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e “ensinar os membros a guardar a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, na sua pureza e integridade, bem como, promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”.


As pessoas que compõem a Congregação são membros da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, batizadas e inscritas no seu rol, bem como, as que se lhe tenham unido por adesão, jurisdição ou transferência de outra Igreja Evangélica e tenham recebido o batismo Bíblico. Classificam-se em: membros comungantes e membros não-comungantes. Comungantes são os que fizeram a sua pública profissão de fé; não-comungantes são os menores de 18 anos de idade, que, batizados na infância, ainda não fizeram a sua pública profissão de fé.


São deveres dos membros da Igreja que frequentam a Congregação, conforme o ensino e o espírito de Nosso Senhor Jesus Cristo:


  • Viver de acordo com a doutrina e prática da Escritura Sagrada.
  • Honrar e propagar o Evangelho pela vida e pela palavra.
  • Sustentar a Igreja e as suas instituições, moral e financeiramente.
  • Obedecer às autoridades da Igreja, enquanto estas permanecerem fiéis às Sagradas Escrituras.
  • Participar dos trabalhos e reuniões da Igreja, inclusive assembleias. Os pais crentes têm por dever apresentar os seus filhos ao batismo o mais cedo possível.

Consequentemente, os membros que não cumprirem os seus deveres estarão sujeitos a disciplina eclesiástica, exercida pelo Conselho, ao qual compete o governo espiritual e administrativo da Igreja, com a obrigação de velar atentamente pela fé e comportamento dos crentes, de modo que não negligenciem os seus privilégios e deveres.


A Congregação Presbiteriana Aliança desenvolve suas atividades e cumpre sua missão por meio do trabalho das “sociedades internas” e “ministérios”. Denominamos as “sociedades” e “ministérios” de “Forças de Integração”. Os membros, conforme suas aptidões, talentos e dons, são incentivados a exercerem a vocação em uma ou mais áreas das Forças de Integração.


Entendemos que o trabalho dessas forças é de incomparável valor para auxiliar a Congregação no cumprimento integral da sua missão, além de contribuir para a integração dos membros, formação de novos líderes, bem como, para o discipulado que transforma e prepara o crente para ser diferente e fazer a diferença.


Todas as áreas das Forças de Integração estão comprometidas com valores que a Igreja Presbiteriana de Cuiabá considera inegociáveis, sendo estes:


  • A supremacia das Escrituras Sagradas.
  • O compromisso com a Oração.
  • A responsabilidade na Evangelização e Discipulado.
  • O envolvimento na Comunhão Integral.
  • A dedicação ao Serviço (Testemunho vivo). Entendemos que os que são de Cristo têm o espírito de serviço de Cristo. A vida nova com Cristo significa uma atitude nova diante de Deus e do próximo, uma nova maneira de ver as coisas.

Abaixo relacionamos as Forças de Integração da Congregação Presbiteriana Aliança, das quais os membros podem e devem participar:


  • Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF
  • União Presbiteriana de Homens – UPH
  • Ministério de Jovens e Adolescentes
  • Departamento Infantil
  • Ministério de Música

Atividades Regulares

  • 3ª feira – Culto de Oração, às 19:30
  • Domingo – Escola Bíblica, às 9:00 e Culto de Adoração, às 19:00
Copyrights © 2023 DomPixel