UPH

Visa a integração dos homens à vida eclesial da Igreja Presbiteriana de Cuiabá. A organização dos Homens Cristãos é relativamente recente. No entanto os homens tiveram, desde o início da história Bíblica, uma atuação extremamente destacada. Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, vemos os varões ocuparem as mais importantes funções da sociedade, especialmente no âmbito da família, do governo e da religião.

A organização do Trabalho Masculino na IPB começou nos primórdios da organização da nossa Igreja, têm-se notícia de que antes de 1900 já tínhamos os Homens Presbiterianos organizados em Igrejas locais, com o nome de “ESFORÇO CRISTÃO” que durou até a organização da CNHP.

Em 1951 foi eleito o primeiro Secretário Geral do Trabalho Masculino da IPB, que foi o Rev. Dr. Israel Gueiros, que ficou até 1960.

Em 1960 o então Secretário Geral, Presb. José Vieira Simões, convoca um Congresso dos Presidentes de Sínodos e Secretários Sinodais do Trabalho Masculino.

Em 1962 começam a surgir publicações das UPH´s: “UPH – Revista”,“UPH – Jornal” e “UPH – Manual”.

Em 1965 contabiliza-se 445 UPH´s organizadas no Brasil.

Em 1966 realiza-se em Campinas – SP, o I Congresso Nacional dos Homens Presbiterianos de 09 a 13/09/1966.

É escolhido o Dia do Homem Presbiteriano – 02 de fevereiro.

Com o passar dos anos o trabalho vai se firmando, até culminar na publicação da Revista “Proposta”, cujo a N° 1 foi divulgada no 2° Trimestre de 1998, na gestão do Presb. Adonias Campos, contando com esforços notáveis do Secretário Geral, Presb. Alberto Rodrigues Roque.

Hoje há diversas Federações e Sinodais organizadas, além de milhares de UPH´s locais em funcionamento. Foi criado o Novo Testamento da UPH, instrumento de Evangelização.

Elaborada e distribuída a Cartilha de UPH, instrumento de ajuda ao Homem Presbiteriano no exercício das atividades da UPH.

A UPH na IPC têm se destacado pelo compromisso com a oração. A cada primeira semana de cada mês, os homens se reúnem em número expressivo, todas as manhãs para buscarem a face de Deus em oração.

Diretoria

  • Presidente: Deyson Macedo e Silva
  • Vice-presidente: Gilberto Tomaz Filho
  • 1º secretário: Edson dos Santos
  • 2º secretário: Januário Antonio Edwiges Batista
  • Tesoureiro: Waldemar Augusto dos Santos