EFATÁ

Mas como poderão invocá-lo se não crerem nele? E como crerão nele se jamais tiverem ouvido a seu respeito? E como ouvirão a seu respeito se ninguém lhes falar? Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo. (Romanos 10:14‭, ‬17)

Em uma visão pastoral devemos conscientizar a igreja , por meio da Bíblia, sobre o seu papel acolhedor da comunidade. É muito importante partir dessa premissa, porque, a partir dela, pode-se gerar um ambiente acolhedor na igreja local para todos os segmentos minoritários.

Dando um passo mais técnico, pode-se preparar a igreja preparar a igreja para o desenvolvimento do Ministério com Surdos, com orientações especializadas. Vale lembrar que o foco é entender que o Surdo quer se sentir acolhido, tanto no aspecto cultural e linguístico quanto no emocional e espiritual, assim como qualquer pessoa que anseia conhecer mais de Deus e de Sua Palavra junto ao Seu povo.

O próximo passo seria desenvolver um plano de ação para a igreja a fim de acolher, tanto os Surdos quanto seus familiares, envolvendo-os desde a tradução de cultos e outras programações até o engajamento na igreja, a partir da atuação de pessoas preparadas para esse ofício ministerial. Vale lembrar que, como agentes de reconciliação, a igreja local pode ser um espaço em que eles são amados como são: tanto os surdos brasileiros quanto estrangeiros. Por isso, um plano de ação de acolhimento é fundamental!

Nesse contexto, devemos ser uma Igreja que leve o surdo a reconhecer e adorar a Deus, mas também, a servi-Lo, em Sua presença, em amor. Os surdos podem se desenvolver integralmente em suas vocações, talentos, dons e ministérios e, não só podem como devem ser potencializados nisso. Por outro lado, os surdos também podem ser atendidos à medida em que se sintam à vontade para expor suas necessidades: algum ajuste acústico para melhorar a compreensão? Mudança de lugar para evitar microfonia no aparelho auditivo? Atendimento para auxiliar a lidar com os efeitos do envelhecimento? Enfim, ambos os grupos têm muito a nos dizer. O que nos resta é lhes oferecer um ambiente em que possam nos falar à vontade.

Temos diante de nós uma nova e poderosa geração de surdos emergindo. Eles estão estudando, se especializando, viajando pelo mundo, aprendendo outras culturas, mas, assim como o eunuco de Atos 8, permanecem nos sinalizando, dizendo: “como poderei entender se alguém não me conduzir ao entendimento?”. Então, está mais do que na hora da Igreja Brasileira aprender a ouvi-los e, junto deles, lhes anunciar Jesus, em graça e verdade.

MISSÃO

Levar o evangelho aos surdos através da Libras (Língua Brasileira de Sinais), dando a estes a oportunidade de conhecer Jesus verdadeiramente, fazendo-os discípulos e discipuladores, bem como, despertar a igreja para a inclusão e evangelização dos mesmos. É assegurar desenvolvimento, autonomia e integração da pessoa surda.

VISÃO

Ser um ministério de ouvintes e surdos comprometidos com o evangelho e sua pregação, tendo um trabalho dinâmico e eficaz, onde toda a igreja interage com a comunidade surda.

Diante da dificuldade de inserção do surdo na sociedade, o Ministério EFATÁ visa transmitir o amor de Deus aos surdos e despertar vocacionados surdos e ouvintes para esta grande obra missionária, através de capacitação e mobilização para este ministério, Curso de libras para membros da IPC, capacitação para futuros obreiros e pastores surdos.

O Ministério EFATÁ também promove acampamentos de surdos com intérpretes, apoia a integração com outras igrejas presbiterianas com ministério com surdos, além de produzir e disponibilizar materiais estratégicos para a evangelização dos surdos no Brasil via redes sociais.

ATIVIDADES do Ministério Efatá:

-Acolhimento de surdos brasileiros e estrangeiros;

-Divulgação de culto, devocionais, músicas... material evangelístico nas redes sociais;

-Interpretação culto domingo EBD 9h manhã e 6 e meia noite- online-presencial;

-Interpretação culto quinta 7 e meia noite -presencial;

-Sala para crianças no horário dos cultos;

-Culto para surdos online com obreiro Mateus;

-Aconselhamento Bíblico por vídeo chamada com obreiro Mateus Magno;

-Oficina online com Mateus com os intérpretes;

-Oficina online com Priscila com os intérpretes;

-Assistência social aos surdos com visitação domiciliar;

-Visitação e evangelização para os surdos;

-Acampamento e atividades esportivas com intérpretes (julho e dezembro);

-Oficina para surdos (início 2° semestre);

-Evangelização nas praças (início 2° semestre);

-Palestras e eventos IPC com intérpretes;

-Possibilidade de participação de teatro e dança em eventos da IPC;

-Momento de oração online para o Ministério Efatá (sempre segunda-feira);

-Semente de Libras (3⁰ e 4⁰ domingo) no culto de domingo noite;

-Semente de Libras (3⁰ e 4⁰ domingo) no culto de domingo noite;

-Capelania Escolar CEAADA (2° semestre);

-Grupo de capacitação de libras básico IPC-whatszappcom professor surdo diácono Jonadabe;

-Encontro anual com ministérios com surdos das igrejas presbiterianas;

-Estudo Bíblico/Pequeno grupo com surdos e intérpretes;

O Brasil é considerado um país repleto de deficientes. São cerca de 38 milhões de pessoas e a grande maioria não conhece o Senhor Jesus. Nosso sonho é alcançar este povo que está esquecido. Venha nos apoiar no Ministério de Especiais e trabalhar com umas das áreas:

Faça a diferença na IPC e no reino de Deus!

Dentro de um Ministério dos Surdos todos são motivados a orar uns pelos outros, estudar detalhadamente a Bíblia, compartilhar experiências da vida ao lado de Cristo e convidar novos amigos a participar também.

Para honrar esse propósito, a igreja continua a comunicar boas novas com o objetivo de ganhar, manter, e unir para Jesus, surdos, intérpretes, homens, mulheres, jovens, meninos e meninas, em todo o mundo.

Conselheiro: Presb. Gabriel Rodrigues Leal

Pastor responsavel: Rev.Antonio Claúdio Ribeiro

Orientador: Mateus Magno Silva