Quem Somos

A Igreja Presbiteriana de Cuiabá, organizada na cidade de Cuiabá, capital de Estado do Mato Grosso, desde 12 de outubro de 1920, é federada à Igreja Presbiteriana do Brasil. Adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamentos e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve (1643-1649); rege-se pela Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil e seus próprios Estatutos; é pessoa jurídica, de acordo com as leis do Brasil, administrada civilmente pelo Conselho da Igreja que se compõe do pastor titular (presidente do Conselho), pastores auxiliares e dos presbíteros regentes e, é representada ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente pelo pastor titular.
A Igreja Presbiteriana de Cuiabá tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e ensinar aos fiéis a guardar a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, na sua pureza e integridade, bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Como reformados, cremos que a verdadeira Igreja se caracteriza pela pregação fiel (exposição) da Palavra de Deus, da correta, reverente e sistemática administração dos sacramentos (batismo e santa ceia) e aplicação responsável da disciplina cristã. Por isso, constantemente nos preocupamos com o bom testemunho e o crescimento espiritual de cada membro da Igreja, evitando sempre que possível, escândalos para o bom nome do evangelho. Por outro lado, estimulamos a comunhão entre os irmãos e o exercício dos dons espirituais, a fim de que cada membro seja útil no serviço a Deus e ao próximo.
A Igreja Presbiteriana de Cuiabá é uma comunidade de crentes professos juntamente com os seus filhos e outros menores sob sua guarda, chamados para ADORAR A DEUS em espírito e em verdade; PROCLAMAR O EVANGELHO com fidelidade; DISCIPULAR OS NOVOS CONVERTIDOS com esmero; ASSISTIR A TODOS integralmente; GERAR UMA NOVA ESTRUTURA, leve e funcional, e; AMAR SEMPRE.
A Igreja Presbiteriana de Cuiabá prioriza o culto e o testemunho, ou seja, nos reunimos para o culto em Espírito e em verdade, racional, reverente e agradável a Deus e nos dispersamos para testemunhar da graça redentora do Cristo ressurreto, para proclamar, com a vida, que só Jesus Cristo salva!
Entendemos que o culto a Deus deve ser prestado de três formas: individual, familiar e comunitariamente. Os cultos comunitários seguem uma temática bíblica e são prestados com os elementos bíblicos (leitura e pregação da Bíblia, oração, hinos e cânticos espirituais, ofertório, testemunhos e celebração dos sacramentos). Por conseguinte, entendemos que o objetivo primeiro dos nossos cultos está na coerência e equilíbrio entre a adoração ao Rei eterno, imortal, invisível, real, Deus único e, a edificação dos crentes para uma prática transformadora na sociedade.