Planejamento Estratégico

Nossa missão

Alcançar e integrar pessoas à Igreja de Cristo, formando discípulos com maturidade, que se multipliquem para a glória de Deus entre todas as nações.

Nossa visão

Ser uma Igreja de famílias, comprometida com Deus e com o próximo, que vive integralmente o Evangelho de Cristo.

Nossos valores e princípios inegociáveis

A Bíblia Sagrada
Cremos e declaramos que a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada, viva, inerrante e infalível! É a única regra de fé e prática para o verdadeiro crente e, “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2ª Tm 3:16-17).

A Teologia (doutrina) Reformada
Como herdeiros da reforma protestante do século XVI, somos uma Igreja confessional e, como tal, adotamos a Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve de Westminster, como sistema expositivo de doutrina e prática. Adotamos o credo apostólico (Niceno-325d.C.), como confissão de fé para uso público.

O Governo Presbiteriano
Adotamos o governo democrático representativo, exercido por um Conselho de Presbíteros, eleitos pela assembleia geral dos membros comungantes da Igreja.

A Disciplina Eclesiástica
Como Igreja reformada, consideramos a proclamação da Palavra, da administração dos sacramentos e do exercício da disciplina eclesiástica, como marcas visíveis da verdadeira Igreja cristã. Cremos que o zelo pela santidade do nome de Deus implica diretamente no exercício da disciplina eclesiástica. Uma Igreja adoradora precisa primar pela santidade (Ef 5:27; 2ª Co 11:1-3; Rm 2:24; Ap 2:18-29).
Entendemos, também, que disciplina eclesiástica é o exercício da jurisdição espiritual da Igreja sobre seus membros, por isso, toda disciplina deve ser aplicada de acordo com a Palavra de Deus, com o objetivo de edificar o povo de Deus, corrigir escândalos, erros ou faltas, promover a honra de Deus, a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo e o próprio bem dos faltosos.

Evangelismo, Missões e Discipulado
À luz do exemplo ministerial do próprio Senhor Jesus (Mateus 4:23) e, da grande comissão explicitada em Mateus 28:18-20, entendemos que é nossa missão levar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo em sua totalidade para o suprimento e resgate total do ser humano, no Brasil e no mundo, conforme o propósito e o alvo do Pacto de Lausanne: “O Evangelho todo para o homem todo” (“The Whole Gospel for the Whole Man”). Cremos na missão integral da Igreja, que vê o homem não apenas como uma “alma” a ser salva, mas como um ser completo, percebendo suas necessidades espirituais, emocionais e físicas. Por isso, não dispensamos o discipulado, por meio de grupos pequenos, como eficiente e estratégica ferramenta, visando a transformação eficaz de vidas.

Relevância social
Acreditamos que a IPC existe para servir a Deus em nosso tempo. Por isso, entendemos que devemos adorar a Deus e pregar as antigas doutrinas da graça, de forma relevante, contemporânea e culturalmente contextualizada.